09/10/2017

OUTUBRO ROSA. PRECISAMOS FALAR SOBRE CÂNCER DE MAMA.

Outubro é o mês internacional da luta contra o câncer de mama e visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da saúde da mulher e a importância do diagnóstico precoce. O movimento ajuda a conscientizar a sociedade e também desmistificar a doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e encontramos apoio com amigos e familiares.

 

A DOENÇA

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios, caracterizado por um crescimento rápido e desordenado das células.

Quando as células adquirem características anormais, células dos lobos mamários, produtoras de leite ou dos ductos por onde é drenado o leite, podem causar uma ou mais mutações no material genético da célula. Esta doença acontece quase exclusivamente em mulheres, porém existem casos de homens com câncer de mama também.

 

SINTOMAS

A doença inicialmente é assintomática, por isso é importante fazer autoexame regularmente, mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. Algumas alterações físicas podem evidenciar a doença em um segundo momento, sendo detectáveis pelo toque. Os principais são:

  • Dor ou inversão do mamilo;
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo;
  • Aparecimento de nódulos no seio ou nas axilas;
  • Inchaço, irritação ou retração da pele.

 

AUTOEXAME

É muito importante que as mulheres façam o autoexame da mama uma vez por mês, sempre no mesmo dia. Ele é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama.

É essencial estar atenta a alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, avermelhamento, secreção com sangue e gânglios que surgem nas axilas, crescentes ou não.

O autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode ser imperceptível ao toque. Por isso, é indicado visitar anualmente o ginecologista e/ou mastologista, que poderão fazer exames mais profundos e assertivos.

A sua vida pode estar em suas mãos, por isso é importante ter cuidado e visitar um médico regularmente. Não deixe para correr atrás do prejuízo, uma vida bem cuidada é aquela prevenida.