07/08/2017

4 DICAS PARA IDENTIFICAR E PREVENIR A PRESSÃO ALTA

A hipertensão é uma das doenças que mais atingem os brasileiros. E um dos maiores problemas para os hipertensos é que a doença é silenciosa, não apresentando sintomas. Mas isso não significa que os cuidados não devam ser diários. Confira nossas dicas de prevenção e tratamento da doença.

COMO IDENTIFICAR A DOENÇA

A única maneira eficaz para comprovar se você está com a pressão alta, é através da monitorização da pressão arterial frequentemente. Sintomas como tontura, dor de cabeça contínua, ansiedade, zumbido nos e dor na nuca geralmente surgem quando a pressão está alterada, mas nem sempre estes sintomas se manifestam, por isso é importante que a verificação da pressão seja constante.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO DEVO VERIFICAR A PRESSÃO?

Cerca de ¼ dos adultos brasileiros sofre de hipertensão arterial de forma que a possibilidade de se apresentar aumento dos níveis pressóricos aumenta muito com a idade. Assim, adultos não sintomáticos e ainda não diagnosticados devem aferir a pressão arterial pelo menos 4 vezes ao ano. Entretanto para quem já foi diagnosticado como hipertenso e devidamente tratado a frequência para verificação da pressão arterial deve ser pelo menos mensalmente e se porventura ainda não está controlada deve ser monitorizada diariamente passando a semanalmente quando devidamente controlada.

O QUE FAZER COM A ALIMENTAÇÃO
A recomendação de dieta para o hipertenso é a mesma para todas as pessoas, mas requer alguns cuidados como restringir sal, dar preferência às saladas e legumes, diminuir o consumo de carnes vermelhas e comer bastante frutas. Além disso, abolir carnes gordurosas e esquecer que existem frituras. Se for necessário uso de algum óleo preferir azeite mas da forma crua porque o cozido tem os mesmos riscos das gorduras insaturadas.

HIPERTENSOS PODEM MALHAR?

Desde que os níveis da pressão arterial estejam controlados é recomendável que os hipertensos façam exercícios progressivos, mas de forma supervisionada. O mais indicado para os hipertensos controlados é a caminhada. O ar puro é excelente para a renovação do bem-estar e fundamental para alcançar melhora na qualidade de vida.

 

 

 

Dr. Daniel  JR.
CRM 52.49980-0
Diretor Técnico – Hospital Santa Martha
x